domingo, 8 de janeiro de 2017

BLOCO DE ESQUERDA PROMOVE DEBATE






A Associação dos Amigos do Marco esteve representada no debate promovido pelo núcleo do BE no Concelho e fará isso com todas as instituições que a convidar.
Gostamos de ouvir Marisa Matias. O auditório Municipal estava quase cheio.
Marisa usou uma linguagem clara e rigorosa, sem o estilo propagandístico e repetitivo que tanto enfada! Explicou-nos de forma muito simples, mas com dados,  os riscos que corre a Comunidade Europeia.
Fez-nos pensar na deriva da Comunidade Europeia: depois do Tratado de Maastricht a livre circulação de pessoas, produtos, serviços e capital deslizaram para livre circulação de capital e produtos e esqueceu-se o fundamental, o que fazia de uma Europa a Europa das nações, ou, como muitos preferem, a Europa dos Cidadãos.
Falou, depois, sobre o problema da dívida de Portugal. E interrogou-se sobre as incertezas que neste ano pairam sobre a Europa, não só pelos efeitos de Trump e Putin, mas também pela possibilidade da direita xenófoba e populista ganhar em muitos países e o BCE deixar as políticas que tem seguido.
Recordamos-lhe que a Europa será o que os seus cidadãos quiserem e a má imagem da Comunidade Europeia está ligada ao seu divórcio em relação aos cidadãos e no facto de se ter tornada num instrumento do capitalismo financeiro. Lembramos o que sobre a sociedade das nações disse Keynes: ou a política controla o capitalismo financeiro ou este toma conta da política. E isso não só acontece na Comunidade, mas até nas autarquias.
Chamamos a atenção para a necessidade dos jovens marcoenses que fazem parte do núcleo do BE conhecerem a história da Terra e das lutas que nela foram travadas contra a demagogia e o populismo. E conhecerem bem a sua Terra também é fundamental para  a saberem defender a sua identidade, o seu património e resolverem os grandes problemas do Concelho como o da água.
Oxalá que tenha valido a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário